A ONU deixando de atuar

 Muita gente progressista em todo o mundo costumava considerar a Organização das Nações Unidas (ONU) como a melhor instituição para a solução pacífica de conflitos e para servir a causa da justiça, livre de controle dos interesses das grandes potências. Dentro da ONU, o secretário-geral era considerado como uma pessoa equânime, íntegra e, sobretudo, que não podia ser persuadida pelas grandes potências. Para alguns esquerdistas pós-modernos, como Toni Negri, a ONU era um novo modelo para um governo mundial.

A história recente ensina-nos uma lição diferente — a atroz bancarrota da ONU como instituição para a paz e a decadência moral da função de secretário-geral da ONU sob Kofi Annan. Por várias vezes vimos como a ONU permaneceu passiva ou realmente colaborou com guerras de agressão, limpeza étnica e genocídio económico. Para sermos justos, a ONU, nas décadas anteriores, estava longe de ser uma organização perfeita.

Bandeira da ONU.

2. O papel da ONU  no mundo comtemporâneo vem sendo muito debatido, os defensores dizem que se não fossem as reuniões e os protocolos, temas como o direito da mulher, os direitos humanos e os problemas ambientais não estariam presentes nas negociações entre os países. Já os críticos acusam a perda de tempo, veêm a Organização como um lugar de discussões que não produzem resultados concretos. A Organização foi desacreditada quando os Estados Unidos desflagaram uma operação militar no Iraque á revelia do Conselho de Segurança. (!!! PESQUISAR SOBRE ISSO DEPOIS!!!) O fracasso das missões de paz da África ao lingo das décadas de 1970 e 1980 é também lembrado pelos críticos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: