EUA e França conclamam Nações Unidas a atuar contra o Irã

 

da France Presse, em Sofia
da Folha Online

Washington e Paris pediram nesta quinta-feira ao Conselho de Segurança (CS) da ONU que atue rapidamente e com firmeza ante o Irã, que ainda se recusa a obedecer às suas exigências sobre seu programa nuclear, na véspera do fim do prazo determinado para que Teerã suspenda as atividades de enriquecimento.

“Os Estados Unidos pensam que, para ser confiável, o Conselho de Segurança tem que atuar”, declarou a secretária de Estado americana Condoleezza Rice, paralelamente a uma reunião com seus colegas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Rice destacou que o CS “não pode ver sua palavra e sua vontade simplesmente ignoradas por um Estado membro”.

O ministro francês das Relações Exteriores, Philippe Douste-Blazy, disse que “frente a atitude de Teerã e à aceleração de seus programas nucleares, temos de enviar rapidamente um sinal rápido e firme do Conselho de Segurança”.

“A situação é grave e preocupante”, considerou Douste-Blazy, acrescentando que “o relatório que deve apresentar amanhã [28] o diretor da Agência Internacional da Energia Atômica [AIEA], Mohamed El Baradei, será determinante”.
25.jun.2005/Reuters

Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã

El Baradei deve entregar nesta sexta-feira ao CS e ao Conselho de Governadores da AIEA um relatório informando que Teerã não obedeceu às exigências da ONU, abrindo assim a porta a eventuais sanções.

Rice e Douste-Blazy concordaram no fato de que o Irã não pretendia responder positivamente às demandas da comunidade internacional.

“Por enquanto, nenhum elemento deixa pensar que o Irã tem a intenção de se conformar às demandas”, disse o ministro francês.

A própria Otan, que não está diretamente envolvida no caso iraniano, expressou sua preocupação. “Os países membros da Otan estão preocupados com a questão da proliferação nuclear”, declarou o secretário-geral da organização, Jaap de Hoop Scheffer, pouco antes do início da reunião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: